Katie Bouman, a mulher que “tirou” a primeira fotografia de um buraco negro

foto brucao negro

CIÊNCIA: Na última semana a divulgação da primeira foto real de um buraco negro marcou a história da ciência. Sabemos que a foto foi obtida graças aos esforços de uma rede de telescópios espalhados pelo mundo todo, mas não podemos esquecer que por trás de todo essa tecnologia existem pessoas que deram suas vidas para que isso fosse realizado. Como é o caso da cientista Katie Bouman, que já está ostentando status de celebridade na internet depois de divulgar a foto do buraco negro no centro da galáxia M87.A mulher, formada em Ciências da Computação no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), liderou o desenvolvimento do algoritmo que possibilitou a captura da imagem da região que estáa nada menos que 500 quinquilhões de quilômetros de distância da Terra.

http://www.dm.com.br/ciencia/2019/04/conheca-katie-bouman-a-mulher-que-tirou-a-primeira-fotografia-de-um-buraco-negro.html?fbclid=IwAR176hy_twg6bR_umy-OBdbvVh1mHLhSdlUM521RecQSL_y3Jq--fjBkeIQ

 

Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo

Rua Rego Freitas, 530, Sobreloja - Vila Buarque - São Paulo/SP - Cep: 01220-010 - Telefones: (11) 3257-3991 (Fixo e   Whatsapp)

Atendimento: Segunda à sexta, das 9:00 às 18:00