Mostra individual Nario Barbosa na OMA Galeria

Nario Barbosa                                                                                                                                                                                                                                ©Nario Barbosa

Imagem e poesia dão o tom da mostra de Nario Barbosa na OMA Galeria

 

Consolidando ano importante de sua carreira o artista abre exposição com obras inéditas.

 

No dia 27 de julho na OMA Galeria o artista sergipano Nario Barbosa abrirá sua segunda exposição individual, intitulada “Nario Barbosa: nas entrelinhas”, sob curadoria de Thomaz Pacheco, que menciona “Nario está tendo um ano muito significativo, essa sua mostra apresenta um lado mais intuitivo do artista, e um aprofundamento nas questões de arquivo e materialidade de suas obras”. 

Com um trabalho singular de características autobiográfica, o artista além de atuar como fotojornalista há mais de 20 anos na grande São Paulo, possui uma visão bastante peculiar frente as suas fotografias, pois Barbosa em sua pesquisa que vêm desenvolvendo a anos têm a imagem revelada como um meio de transcendência para suas origens, seu trabalho transita entre o registro e o manipulável.

Quando se observa um de seus trabalhos, o olhar não se atenta apenas no ímpeto da imagem, mas também perpassa pelas tramas em linha, se embrenhando e delineando as formas já existente, rompendo com o tangível da imagem, este ato que beira a subversão, atribui uma questão espacial a sua obra, levantando questões que rompem a função básica da própria fotografia.

O artista enxerga seu arquivo de fotografias como um ponto de partida a ser explorado, e um meio para resgatar práticas e conceitos de sua história, habitualmente suas fotos são tiradas durante seu trabalho de fotojornalista, tendo como um dos temas mais recorrentes, trabalhadores, que se encontram quase no anonimato, em meio ao tumultuado espaço urbano. Enquanto a essência do bordado é o resgate de uma herança cultural do ponto cruz, cujo o artista aprendeu ainda criança por crescer junto a uma família de bordadeiras. 

Curiosamente em paralelo a sua mostra individual o artista também participará pela primeira vez da SP-Arte/Foto, este que é o principal evento voltado a fotografia no Brasil. Com um ano intenso Nario Barbosa ainda integrou algumas mostras coletivas a exemplo da exposição que ocorre simultaneamente na Pinacoteca de São Caetano. Portanto essa mostra individual vem para celebrar um ano importante em sua carreira. 

Sobre a OMA:

A OMA Galeria é o primeiro e único espaço privado de artes visuais do ABC. Localizada em São Bernardo do Campo, a galeria está sob os cuidados do galerista Thomaz Pacheco. Em pouco tempo, o espaço tornou-se referência na região e destaca-se no circuito das artes por seus projetos culturais promovidos pelo OMA Educação e OMA Cultural, e por seu quadro de artistas representados: Andrey Rossi, Bruno Novaes, Daniel Melim, Elen Braga,Giovani Caramello, Nario Barbosa e Thiago Toes. 

Disponíveis para entrevista:

Nario Barbosa, Thomaz Pacheco.

Redes sociais / site:

Facebook: www.facebook.com/omagaleria

Instagram: @omagaleria

Site: www.omagaleria.com

Serviço:

Exposição Individual: Nario Barbosa: nas entrelinhas 

Local: OMA Galeria

Abertura: 27/07/2018 - 19h as 23h

Visitação: 28/07 a 02/09/2018.

Horário de Funcionamento: Ter. á Sex. 12h ás 19h / Sáb. 10h ás 15h.

Endereço: Rua Carlos Gomes, 69. Centro. SBC. SP. CEP 09715-130

Telefone: +55 (11) 971 533 107 / +55 (11) 981 790 588

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Valor: gratuito

Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo

Rua Rego Freitas, 530, Sobreloja - Vila Buarque - São Paulo/SP - Cep: 01220-010 - Telefones: (11) 3257-3991 e (11) 99583-3686   Whatsapp 

   

Pesquisar no site