Exposição fotográfica Retratos do Ribeira

Ribeira RSM 334

 

 O Ribeira de Iguape é um dos grandes rios brasileiros ainda sem barragens, com a grande maioria de suas margens preservando boa parte do que há da Mata Atlântica remanescente no país. Ao longo de seus 470 quilômetros, o Ribeira atravessa montanhas, planícies e vales; cruza regiões com grande interesse turístico como as cavernas do PETAR, quilombos, aldeias, vilas, vilarejos e ermidas, onde a gente que habita suas margens guarda histórias e culturas que clamam por preservação. Depois de percorrer essa região por mais de 20 anos como espeleólogos em busca de suas cavernas, os fotógrafos Paulo Jolkesky e Ricardo Martinelli tiveram a ideia de registrar a vida dessa gente através de suas lentes. Surgiu então o Projeto Retratos do Ribeira que através de fotografias e vídeos traz as histórias pessoais daqueles que vivem às margens, ora do Ribeira, ora da sociedade.

 Depois de uma temporada no Museu de Iguape, entre maio e junho, a exposição fotográfica Retratos do Ribeira, chega a São Paulo, no Zeca (Zuraffa Espaço de Cultura e Arte). A vernissage acontecerá no dia 21 de setembro, às 19h30. E ficará aberta à visitação até o dia 03 de novembro, de terças a sextas, das 17h às 23h45 e aos sábados, das 14h às 23h45.

 

Ribeira RSM 332

 

SOBRE OS FOTÓGRAFOS

Paulo Jolkesky passou a conhecer o Vale do Ribeira como espeleólogo junto à UPE (União Paulista de Espeleologia) desde 1994, fotografando cavernas paulistas. Desenvolveu seu interesse por fotografia desde a infância, no início da década de 1990. Desde então registra com suas lentes os lugares e pessoas por onde passa, no intuito de contar suas histórias e suas culturas. Tem sua obra premiada em concursos e exposta em bienais de arte fotográfica através da Confederação Brasileira de Fotografia e da FIAP (Fedération Internationale de l’Art Photographique). Participou de inúmeras exposições e mostras fotográficas no Brasil e no exterior. Publicou em livros, revistas e periódicos e é artista exclusivo da IStockphoto/Getty Images, pela qual fornece imagens para o mercado publicitário.

Ricardo Martinelli herdou do pai uma câmera “Nikkomat EL” quando era criança. Desde então não parou mais de registrar viagens e expedições. Especializou-se em espeleologia, documentando com suas fotos as belezas naturais subterrâneas de cavernas, assunto sobre o qual já ministrou diversos workshops. Elaborou para a Fundação Florestal do Estado de São Paulo um dossiê fotográfico de 32 cavernas para o plano de manejo das mesmas. Colaborou com suas imagens para o livro “O Ser Humano e a Paisagem Cárstica” e mais recentemente “Luzes da Escuridão”. Seu trabalho autoral lhe rendeu diversas premiações, tais como o primeiro lugar geral nos concursos “450 Anos de São Paulo” (promovido pelo Senac e Editora Europa, em 2008) e “Metro Photo Challenge” na categoria “tato”, entre outros. Atualmente é fotógrafo ligado à IStockphoto/Getty Images, bem como à 123RF.

 

2015 08 valo grande 060 Editar

 

 

SOBRE O ZECA (Zuraffa Espaço de Cultura e Arte)

O Zeca (Zuraffa Espaço de Cultura e Arte) é um espaço que surgiu da crença de que incentivar a cultura é fazer com que todos cresçam juntos. Criado para promover, incentivar e difundir atividades culturais no bairro de Pinheiros acolhe em suas salas, através de parcerias, projetos de música, literatura e fotografia. Num ambiente que respeita a diversidade em pouco mais de sete meses de atividades, o Zeca já abrigou exposições fotográficas, workshops, cursos, palestras, pocket shows, eventos gastronômicos, artesanais e literários. Funciona no andar superior da Cervejaria Zuraffa.

SERVIÇO

Exposição Retratos do Ribeira Abertura: 21 de setembro, às 19h30

Quando: De 21 de setembro a 03 de novembro

Horário: de terças a sextas, das 17h às 23h45; sábados, das 14h às 23h45

Onde: Zeca- Zuraffa Espaço de Cultura e Arte

Endereço: Rua Artur de Azevedo, 1.902 – Pinheiros – São Paulo

Estacionamento: Rua Antônio Bicudo, 78 (somente até às 22h)

Entrada gratuita

Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo

Rua Rego Freitas, 530, Sobreloja - Vila Buarque - São Paulo/SP - Cep: 01220-010 - Telefones: (11) 3257-3991 e (11) 99583-3686   Whatsapp 

   

Pesquisar no site